Linha de Cascais
Foi concluída a empreitada de beneficiação da superestrutura de via, no troço entre os km 9,600 e 11,973, da Linha de Cascais.
Os trabalhos desenvolveram-se entre as estações de Cruz Quebrada e Caxias, e visaram a substituição integral do armamento de via, nesta que é uma das principais infraestruturas de transportes urbanos da área metropolitana de Lisboa, com aproximadamente 24 milhões de passageiros/ano.
A obra, cuja coordenação, gestão e fiscalização ficou a cargo da Infraestruturas de Portugal, contemplou os seguintes trabalhos principais:
- Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão monobloco;
- Substituição das travessas de madeira especiais nos pontões metálicos de Caxias e Cruz Quebrada;
- Substituição de carril em toda a extensão do troço intervencionado e transformação de barra curta em barra longa soldada;
- Substituição dos aparelhos de dilatação;
- Desguarnecimento, rebalastragem e ataque mecânico pesado;
- Colocação de nova piquetagem e etiquetagem de via.
Com esta intervenção, que garante desde logo a integração dos equipamentos instalados no futuro projeto de modernização da Linha de Cascais, foram alcançados os seguintes objetivos estratégicos:
- Redução dos custos de manutenção;
- Melhoria dos níveis de segurança e qualidade da via;
- Melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros;
- Melhoria dos indicadores de disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura;
- Cumprimento dos níveis de serviço acordados com os operadores ferroviários;
- Redução dos níveis de emissão de ruído com a eliminação das juntas mecânicas.
No conjunto, tendo em conta as diferentes ações, foram investidos cerca de 2,6 milhões de euros, sendo que destes 1,3 milhões de euros são relativos a materiais.