Lançamento da empreitada de Modernização do troço da Linha do Leste, entre Elvas e a Fronteira
2017-03-31
A Infraestruturas de Portugal procedeu, a 31 de março de 2017, ao lançamento da empreitada de Modernização do troço da Linha do Leste com 11 quilómetros de extensão, entre Elvas e a Fronteira, e que integrará o futuro Corredor Internacional Sul.
Uma obra com um valor de investimento previsto de 18,5 milhões de euros que engloba, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Ampliação da Estação Ferroviária de Elvas;
- Renovação integral da superestrutura de via;
- Instalação de infraestruturas para futura implementação de sinalização eletrónica;
- Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos, para supressão das passagens de nível existentes ao longo do troço;
- Substituição dos tabuleiros e reforço dos pilares das pontes sobre o rio Caia e a ribeira do Caiola.
Primeira obra do futuro Corredor Internacional Sul
A empreitada de Modernização do troço Elvas-Fronteira é a primeira obra em fase de lançamento de empreitada do futuro Corredor Internacional Sul.
Este corredor ferroviário, que será criado no âmbito do Plano de desenvolvimento e Modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, permitirá ligação direta e eficiente entre o sul de Portugal, desde a zona de Sines, e a Europa através da fronteira com Espanha em Caia.
A criação do Corredor Internacional Sul representa um investimento previsto em mais de 626 milhões de euros, dos quais, estima-se que cerca de 356,7 milhões de euros possam ser comparticipados pela U.E..
A concretização deste investimento tem como principais objetivos:
- A redução do tempo de trajeto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia;
- A utilização de tração elétrica ao longo de todo o trajeto;
- O aumento da segurança e da fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da Instalação de novo sistema de sinalização e telecomunicações;
- A redução da sinistralidade rodoviária e ferroviária com a eliminação de passagens de nível;
- Potenciar a redução da sinistralidade rodoviária com a possível transição do modo rodoviário para o ferroviário no transporte de mercadorias;
- O aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400 metros para 51 de 750 metros;
- Preparado para, no futuro, permitir a instalação de bitola UIC, mas apenas quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola europeia.