IP vai iniciar a obra de Estabilização de Taludes na Linha da Beira Alta
A Infraestruturas de Portugal (IP) vai iniciar os trabalhos de estabilização de cinco taludes localizados ao longo do troço compreendido entre a Estação do Luso-Buçaco e a Estação de Santa Comba Dão, da Linha da Beira Alta.
Numa cerimónia realizada no dia 1 de junho, na Pampilhosa, concelho de Mealhada, que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, a IP procedeu à assinatura do Auto de Consignação da empreitada.
Esta intervenção representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros, tendo um prazo de execução de 13 meses. A sua concretização irá assegurar o reforço das condições de segurança e circulação no troço referido.
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a modernização da Linha da Beira Alta é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.
Estão ainda planeadas, para 2017, na Linha da Beira Alta diversas ações de melhoria das condições da infraestrutura ferroviária e de tratamento de taludes com um investimento associado na ordem dos sete milhões de euros.