IP participa no European Workshop AFB20 (2) Roadside Safety Design
A IP foi convidada pelo LNEC para coorganizar a sexta edição do Workshop do subcomité AFB20 (2) Roadside Safety Design do Transportation Research Board (TRB) que se realiza no LNEC em Lisboa, a 18 de outubro.
A realização em Portugal da sexta edição deste Workshop traduz a importância do nosso país no desenvolvimento e investigação dos assuntos relacionados com a área dos Transportes e Segurança Rodoviária e no desenvolvimento científico e tecnológico que já nos destaca neste campo.
Esta reunião é uma oportunidade única para especialistas em segurança rodoviária de todo o mundo se reunirem e debaterem temáticas relacionadas com a Segurança Rodoviária, em especial os desenvolvimentos na área de segurança da área adjacente à faixa de rodagem, que inclui os sistemas de retenção rodoviária de veículos e a segurança passiva das estruturas de suporte de equipamentos para estradas.
São esperados mais de cem participantes de vários países, além da presença dos responsáveis pelo Subcomité AFB20, Mike Dreznes e Francesca La Torre.
A presença da IP nesta iniciativa é importante do ponto de vista estratégico, considerando o atual momento de grandes mudanças tecnológicas, em que é essencial contribuir com o nosso conhecimento para o desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos na área da segurança no setor dos transportes.
O Workshop inclui várias sessões técnicas e uma mesa redonda.
Sobre o Transportation Research Board (TRB)
O Transportation Research Board (TRB) é uma organização sem fins lucrativos que fornece soluções inovadoras, independentes, objetivas e interdisciplinares baseadas em pesquisa para melhorar a área dos transportes. Esta organização pertence a uma unidade do programa da Academia Nacional de Ciências, engenharia e medicina dos Estados Unidos da América.
O TRB gere a pesquisa na área dos transportes através da produção de publicações e recursos online e reúne especialistas que ajudam a desenvolver soluções para problemas e questões que os profissionais no setor dos transportes enfrentam, fornecendo também aconselhamento através dos estudos que desenvolvem.
Esta organização está ainda centrada na revisão e divulgação da investigação e identificação das necessidades de investigação relacionadas com a conceção, teste, seleção, colocação e verificação do desempenho de equipamentos de segurança na estrada, tais como barreiras de contenção, amortecedores de choque, suportes estruturais para luminárias, sinais verticais, estruturas de drenagem, entre outros equipamentos de segurança utilizados.
O Comité AFB20 Transportation Research Board faz investigação na área da Segurança Rodoviária da área adjacente à faixa de rodagem e tem uma perspetiva internacional que inclui a análise do desempenho, o nível de risco, os fatores ambientais e a relação custo-eficácia que devem ser consideradas na conceção e utilização desses recursos.
Este Comité analisa também os métodos de teste e protocolos que são críticos para a determinação da resistência dos equipamentos de segurança da estrada. O objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento de equipamentos de segurança na estrada que forneçam segurança económica para os utilizadores.
O Subcomité 2 AFB20 da Roadside Safety Design tem dimensão internacional com mais de 120 membros ativos de 30 países da Europa, Médio-Oriente, Ásia e Pacífico e é responsável pela organização de eventos de divulgação dos resultados obtidos nas suas área de investigação. Portugal encontra-se representado neste Subcomité pelo LNEC.