IP nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

2017-04-11
"Numa época de marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a salvaguarda, estudo, interpretação e apresentação do património e da diversidade cultural dos territórios e dos países, constituem um fator chave para o Turismo, na medida em que valorizam as diferenças culturais e reforçam o conhecimento e o respeito entre os povos."
 
A Infraestruturas de Portugal e a CP-Comboios de Portugal associam-se à DGPC-Direção Geral do Património Cultural para a participação nas comemorações do dia 18 de abril, DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS 2017, sob o tema "Património Cultural e Turismo Sustentável", com a finalidade de celebrar os benefícios de uma relação saudável entre o desenvolvimento sustentável do turismo e o património cultural.
 
A IP e a CP propõem para a celebração deste dia visitas guiadas a três estações ferroviárias da zona de Lisboa, contributo para o conhecimento da sua importância como infraestruturas do transporte ferroviário, da sua história enquanto monumentos bem como da história dos lugares escolhidos para a sua localização.
 
As visitas guiadas no dia 18 de abril serão as seguintes:
 
De manhã – 10:00 e 12:00. Duração - 30 minutos
Ponto de encontro - Plataforma da Linha 1, junto ao relógio de dupla face
Acolhimento dos visitantes e apresentação breve da história da estação e do Ramal de Alcântara/Linha de Cintura
 
 
À tarde - 15:00. Duração – 3 horas
Ponto de encontro - Antiga Estação Fluvial do Terreiro do Paço.
Viagem de barco até ao Barreiro.
Visita a várias estações ferroviárias: a primeira, inaugurada em 1861 e onde funcionam atualmente as oficinas da EMEF; a segunda, o edifício da Estação Sul e Sueste, da autoria do Eng.º Miguel Correia Paes; e, por último, a estação atual do Barreiro. A visita prossegue com a deslocação até ao recinto onde se encontram algumas instalações da era do vapor, como a cocheira e a placa giratória.No Barreiro, a visita será também acompanhada por técnicos da Câmara Municipal do Barreiro.
Regresso a Lisboa.
 
 
À noite - 21:00 (até às 23:00)
Ponto de encontro - Estação do Rossio - Largo Duque do Cadaval, Porta 17.
Visita guiada "Do Rossio ao Terreiro do Paço"
Percurso: Estação do Rossio, onde visitaremos a Sala do Rei. Breve incursão no átrio do Hotel Avenida Palace. Praça D. Pedro IV. Descida pela Rua Augusta, com referências à história da Baixa de Lisboa, até ao Café Martinho da Arcada para um café, um pastel de nata e um poema de Fernando Pessoa.
 
Inscrições até às 18:00 do dia 17 de abril:
Paula Azevedo - 91 952 25 13 / 21 102 64 67 / e-mail