IP contratualiza obra de Eletrificação do troço da Linha do Minho entre Nine e Viana do Castelo
2016-10-19
Numa cerimónia realizada hoje na Estação Ferroviária de Viana do Castelo, a Infraestruturas de Portugal procedeu à assinatura do contrato da empreitada para a Eletrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo, na Linha do Minho.
Integrada o Plano de Investimentos Ferroviários 2020 aprovado pelo Governo e apresentado em fevereiro deste ano, a empreitada de eletrificação do troço com cerca de 44 quilómetros entre Nine (Vila Nova de Famalicão) e Viana do Castelo, no valor de cerca de 16 milhões de euros, será executada no âmbito do projeto de modernização da Linha do Minho que a Infraestruturas de Portugal está a implementar e cuja primeira obra no terreno, a empreitada de supressão da Passagem de Nível em Midões, arrancou no final de junho.
Esta obra contempla igualmente a instalação de Catenária ao longo do troço, a construção de Estações técnicas em Midões e Barroselas para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros, a alteração de layout das estações de Barcelos, Barroselas, Darque e Viana do Castelo, o rebaixamento da via sob algumas Passagens Superiores existentes, trabalhos de estabilização de taludes e a impermeabilização dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel e Santa Lucrécia.
Ao longo do troço a intervencionar será realizado o alteamento e prolongamento de plataformas de acesso nas Estações e apeadeiros, com vista à adequação e melhoria das condições de exploração e de prestação do serviço ferroviário.
Nesta ocasião foram igualmente assinados os Autos de Inicio dos Trabalhos para as Empreitadas de Conceção/Construção da Subestação de Tração de Vila Fria (Viana do Castelo), com um valor de 3,7 milhões de euros, e de Conceção, Construção e Manutenção do Sistema de Sinalização do troço Nine/ Valença, no valor de 8,8 milhões de euros.
O projeto de modernização da Linha do Minho engloba a execução de intervenções de Eletrificação do troço entre Nine e Valença, a supressão de diversas passagens de nível, a construção da subestação de tração e de Postos de Transformação, a execução de intervenções em túneis e pontes e a instalação de sistemas de sinalização eletrónica e telecomunicações.
Um investimento previsto de 83,2 milhões de euros, que tem como principais objetivos aumentar a atratividade do troço e aumento da procura, melhorar a segurança e flexibilidade da exploração, Reduzir o tempo de trajeto e Triplicar a capacidade diária atual dos atuais 15 comboios de 300 metros para 20 de 750 metros.
A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização reveste-se de extrema importância na ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, contribuindo para o aumento da capacidade exportadora de mercadorias da economia nacional.