IP avança com a requalificação da EN14 em Famalicão

2017-07-24
A Infraestruturas de Portugal lançou hoje o concurso público, com um valor base de investimento de 4 milhões de euros, para a execução da obra de requalificação da EN14, no troço com 2,5 quilómetros entre Santana e a Variante Nascente de Famalicão.
 
A empreitada de requalificação da EN14 integra o Programa de Valorização das Áreas Empresariais, apresentado pelo Governo em fevereiro deste ano, que prevê a melhoria das acessibilidades às áreas empresariais já consolidadas no Norte, Centro e Alentejo.
 
Para concretização deste projeto foi estabelecido um Acordo de Gestão entre a IP e a autarquia de Famalicão, assinado ao final desta manhã numa cerimónia pública realizada na instalações da empresa Continental Mabor e que contou a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
 
A EN14 entre Santana e a Variante Nascente de Famalicão regista um elevado volume de tráfego pendular, com significativa percentagem de pesados, num traçado de forte ocupação marginal, resultante do crescente número de urbanizações residenciais, instalações comerciais e áreas empresariais.
 
A obra de requalificação da EN14 entre as zonas de Santana e Vitória, tem um prazo de execução de 270 dias e compreende a reabilitação do pavimento, a construção de novos passeios e reabilitação dos existentes, a criação de gares para paragem de transportes coletivos de passageiros e a reformulação e melhoria das condições de acesso das vias municipais às rotundas existentes.
 
A concretização desta intervenção irá reforçar significativamente as condições de segurança e de circulação, principalmente ao nível das acessibilidades às zonas industriais, destacando-se Lousado e a zona Industrial de Ribeirão.