Presidente da IP, António Laranjo, e Presidente da AVIPG, Nadia Piazza assinam Protocolo
2019-06-19
Realizou-se, no dia 17 de junho, a cerimónia de assinatura do Protocolo de Entendimento entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande (AVIPG), na Câmara Municipal de Castanheira de Pera.
Este Protocolo define os termos em que é efetuada a colaboração entre a IP e a AVIPG no âmbito da conceção e construção do Memorial em Homenagem às Vítimas dos Incêndios Florestais em Portugal em 2017, da autoria do Atelier Souto Moura, localizado ao km 7,7 da EN 236-1, no concelho de Pedrogão Grande, distrito de Leiria.
A IP, enquanto gestora da Rede Rodoviária Nacional, além das estritas atividades compreendidas no seu objeto, compromete-se com os interesses coletivos das comunidades e das populações que serve, no âmbito da sua Política de Responsabilidade Social.
Desta forma, a construção do Memorial define-se como uma ação de concertação com as atividades desenvolvidas por outras entidades com interesses comuns, neste caso, com a Associação AVIPG, entidade sem fins lucrativos, que representa a memória das comunidades da região centro mais diretamente envolvidas nos incêndios de 2017.
O Memorial será constituído por uma balsa de água ligada a uma fonte, que simboliza a vida e o nascimento.
A sessão, que decorreu no salão Nobre do Município, após uma missa celebrada na paróquia de Castanheira de Pera, contou com intervenções da Presidente da Câmara de Castanheira de Pera, Alda Martins, da Presidente da AVIPG, Nádia Piazza e do Primeiro-Ministro, António Costa.
A cerimónia contou com a presença de vários membros do Governo, da Presidente da CCDR-C, assim como dos Presidentes das Câmaras Municipais de Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, e Sertã.