IP apoia o Projeto LIFE LINES

2016-12-05
A Infraestruturas de Portugal é parceira e beneficiária associada do Projeto LIFE LINES - Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, cofinanciado pela UE e coordenado pela Universidade de Évora. Este projeto tem por objetivo ensaiar, avaliar e disseminar medidas destinadas a mitigar efeitos negativos de infraestruturas lineares (dizer quais são) em várias espécies de fauna e, simultaneamente, promover a criação, ao longo das mesmas, de uma Infraestrutura Verde de suporte ao incremento e conservação da biodiversidade do território em que atua.
 
Para assegurar o seu objetivo e resolver um conjunto de problemas identificados (redução da conetividade, mortalidade e efeito barreira das infraestruturas, etc.), o projeto integra um conjunto de ações, com uma atuação integrada e coerente para o conjunto do território, na sua maioria baseadas em soluções de caráter demonstrativo e inovador. 
 
A IP assume neste projeto os trabalhos de adaptação das infraestruturas às medidas de conservação de biodiversidade definidas, sobretudo trabalhos de minimização de efeito barreira e mortalidade bem como de potenciação do uso das bermas das infraestruturas como corredor de deslocação, incluindo criação de “microreservas” em áreas sobrantes ou outras parcelas sob sua propriedade.
 
Adicionalmente, a IP promove ações de voluntariado visando a participação dos seus colaboradores na conservação da natureza.
 
O projeto inclui, ainda, contributos científicos de outras instituições igualmente parceiras, centrados em áreas específicas de conhecimento (a Universidade de Porto para apoio ao desenvolvimento de mecanismos de monitorização automatizada de mortalidade e a Universidade de Aveiro em medidas de conservação relacionadas com aves de rapinas noturnas).