Intervenção de Arte Urbana em património Infraestruturas de Portugal
A empena do edifício da Rua de Santa Apolónia 65, junto à Estação de Santa Apolónia, referenciada como um dos locais a necessitar de reabilitação e com elevado potencial, foi recentemente intervencionada no âmbito do programa de arte pública para a cidade Lisboa, sugerida pela plataforma Underdogs para o ano 2018 e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa.
A escolha do local resulta do levantamento e identificação de áreas a necessitar de intervenção de reabilitação e/ou manutenção, onde a arte urbana possa desencadear um efeito positivo na conservação e valorização dos espaços, bem como dos contactos encetados com diferentes parceiros com os quais têm vindo a ser desenvolvidos estes projetos.
A proposta artística desenvolvida pela dupla de artistas espanhóis PichiAvo, conhecidos pelas suas intervenções associadas à mitologia grega, mostra um diálogo entre a antiga harmonia da arte clássica com a rebeldia do graffiti moderno, numa solução de grande visibilidade, impacto, interesse estético e valor, indo naturalmente muito além do que resultaria de um mero processo de reabilitação da empena.
Poseidon é, segundo os artistas, "um deus perfeito" para o local onde foi pintado já que "estamos perto do rio e Poseidon é o deus dos mares na mitologia grega, ele preserva e toma conta dos marinheiros”.
A obra a cargo da plataforma artística foi desenvolvida em estreita articulação com a Galeria de Arte Urbana da Câmara de Lisboa.
Sobre PichiAvo
Duo de artistas espanhóis, reconhecidos pela sua aptidão para estabelecer relações entre arte, arquitetura, escultura, espaço e contextos sociais, adotando um enfoque altamente atraente e performativo, rotundo no seu discurso artístico e plenamente inovador nas suas fusões. Trabalhando juntos desde 2007, os dois artistas de Valência rejeitam o egocentrismo do graffiti tradicional de modo a criar uma só obra individual que desconstrói e funde motivos da arte clássica e da arte urbana contemporânea. Dotados de uma linguagem inovadora, a sua prática transmite uma poética nascida do formalismo artístico da rua, transferindo fragmentos da parede para a tela e vice-versa, numa visão acentuadamente pessoal e original.
Sobre a Underdogs
Plataforma cultural sediada em Lisboa que visa criar espaço na cena da arte contemporânea para artistas ligados às novas linguagens da cultura gráfica e visual de inspiração urbana, fomentando o estabelecimento de parcerias e esforços colaborativos entre criadores, agentes culturais, espaços expositivos e a cidade, contribuindo para estabelecer uma relação de proximidade entre estes e o público. O projeto Underdogs assenta em três áreas complementares: uma galeria; um programa de arte pública; e a produção de edições artísticas originais e acessíveis.
Créditos: Jose Pando Lucas
Créditos: Jose Pando Lucas
Créditos: CML | DMC | DPC | BrunoCunha
Créditos: Jose Pando Lucas