Ferrovia 2020 - Corredor Internacional Sul
A Infraestruturas de Portugal lançou hoje, 29 de março de 2018, o Concurso Público Internacional para a empreitada de construção do 2.º troço entre Freixo e Alandroal, com um valor base de concurso de 105 milhões de euros, no âmbito do Programa Ferrovia 2020.
A obra a concurso insere-se no âmbito do projeto de modernização da Linha de Évora e contempla a construção da plataforma de via-férrea, numa extensão total de 20,5 quilómetros, incluindo terraplenagem para materialização do novo canal ferroviário, drenagem longitudinal e transversal, a execução de uma estação técnica, dezasseis Obras de Arte Correntes e dez Obras de Arte Especiais, sendo a construção de plataforma de via férrea e Obras de Arte preparadas para a futura duplicação da via, construção de caminhos paralelos e de caminho de acesso e emergência. O prazo de execução desta intervenção é de 24 meses.
O subtroço a materializar na presente ação, entre Freixo e Alandroal, garante a continuidade do Subtroço Évora Norte – Freixo, empreitada lançada no passado dia 5 de março de 2018.
O novo troço da Linha de Évora, constituído pelos troços anteriormente referidos, terá uma extensão total de cerca de 100 quilómetros, 80 dos quais de construção nova, em via única Eletrificada (25 kV-50 Hz) sobre plataforma para via dupla, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente (preparada para receber a bitola europeia).
Este troço integra o Corredor Internacional Sul e segundo o Presidente do Conselho de Administração da IP, António Laranjo, “a concretização deste projeto reveste-se de extrema importância na ligação aos Portos do Sul do País à rede ferroviária, nomeadamente com a ligação a Badajoz, potenciando o aumento da capacidade exportadora de mercadorias do país.”
O presente contrato é cofinanciado pela união europeia, através do programa Connecting European Facilities (CEF), ao abrigo de contratos de cofinanciamento com comparticipações que variam entre 40 e 50%.