Fátima 2019
A Infraestruturas de Portugal, para além da recomendação aos peregrinos para escolherem caminhar em estradas alternativas, com menos tráfego, evitando os Itinerários Principais (IP) e os Itinerários Complementares (IC), recomenda a todos os peregrinos e automobilistas o cumprimento das seguintes regras de segurança:
AOS PEREGRINOS
- Opte por caminhar em estradas alternativas evitando os IP e IC;
- Tenha em consideração toda as placas com informações de percursos alternativos mais seguros e as indicações das autoridades;
- Torne-se visível: use sempre vestuário refletor, de dia ou de noite;
- Caminhe sempre pela berma, em fila indiana, o mais afastado possível da faixa de rodagem e em sentido contrário ao trânsito;
- Se parar, afaste-se o máximo possível da estrada.
AOS AUTOMOBILISTAS
- Mantenha atenção redobrada na estrada e reduza a velocidade ao avistar grupos de caminhantes;
- Siga as instruções e os conselhos das forças de segurança e das brigadas de apoio da IP que alertam para a presença de peões na estrada;
- Tenha atenção aos condicionamentos de trânsito: supressão das faixas de lentos (mais à direita) em algumas vias onde não existam bermas.
REFORÇO DA SEGURANÇA DOS PEREGRINOS E DOS AUTOMOBILISTAS NO IC2 EM COIMBRA - CONDICIONAMENTOS DE TRÁFEGO E VIAS ALTERNATIVAS
Na peregrinação ao Santuário de Fátima deve ser evitada a circulação pedonal através do IC2. Uma estrada de elevado volume de tráfego onde são praticadas velocidades maiores e que não prevê condições para a circulação de peões. É por isso recomendada a utilização dos percursos alternativos assinalados, nomeadamente pela antiga EN1 e caminhos paralelos.
Não obstante, uma vez que esta estrada é muito utilizada pelos peregrinos, a IP vai implementar diversos condicionamentos de trânsito em determinados locais do IC2, com a supressão de bermas e de vias de lentos, e desvios de percurso de modo a retirar a circulação dos peregrinos em zonas específicas da estrada.
Estes condicionamentos à circulação estão devidamente sinalizados no local e serão apoiados pelo patrullhamento das Unidades Móveis de Intrvenção e Apoio da IP, reforçadas para esta época do ano.
IC2 a norte de Coimbra
- Supressão da via da direita no IC2 junto ao Km 197,6 e colocação de sinalização direcional relativa à campanha de forma a implementar o desvio de peregrinos do IC 2 na zona dos Fornos para a antiga EN1.
IC2 a sul de Coimbra
- Supressão da via direita no 1C2 entre os Km’s 139,5 e 140,5 (Meirinhas)
- Supressão da via direita no 1C2 entre os Km’s 156,5 ao 158,9 (Tinto)
- Supressão da via direita no 1C2 entre os Km’s 162,3 ao 163,4 (Barreiras).
- Supressão da via direita no IC2 entre os quilómetros 165,2 e 166,5 (localidade da Venda Nova)
- Supressão da via direita no IC2 entre os quilómetros 173,9 e 174,8, com indicação de percurso alternativo ao quilómetro 173,9 (localidade da Arrifana)
- Supressão da via direita no IC2 entre os quilómetros 178,3 e 179 (localidade do Orelhudo)
A IP recomenda o cumprimento das regras de segurança e um cuidado redobrado nos dias da celebração do centenário de Fátima, desejando a todos uma Peregrinação em Segurança.