Estabilização de talude na Linha da Beira Alta (concelho da Mealhada)
Foi consignada a empreitada de estabilização de talude de aterro entre os km 58,345 e 58,385 (lado esquerdo) da Linha da Beira Alta (concelho da Mealhada).
O objetivo desta intervenção é estabilizar o talude e repor as normais condições de exploração ferroviária no local, comprometidas por deslizamento de terras que originou o descalçamento do maciço do poste de catenária 58/15 e vulnerabilizou a plataforma de via, obrigando, como medida cautelar, à colocação de poste provisório no passeio oposto da via e à implementação de uma limitação de velocidade de 10km/h.
A empreitada, adjudicada à empresa Carvisouto - Escavações e Urbanizações Lda, pelo valor de 134.913,27 euros e com um prazo de execução de 60 dias, prevê, nomeadamente:
- Escavação para implementação de dreno e cunha de sustentação do talude;
- Escavação em patamar para reperfilamento e estabilização do talude;
- Execução em rachão de cunha de suporte e sustentação do talude;
- Recobrimento de toda a zona superficial do talude desde o sopé até ao passeio aplicando máscara drenante com geotêxtil e rachão;
- Reconstrução do passeio com tout-venant.
Esta ação inscreve-se no conjunto de obras previstas para a Linha da Beira Alta com o objetivo de corrigir os danos causados pelas intempéries que se fizeram sentir no início do ano, repondo as condições de circulação e consequentemente os níveis de disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.
A obra desenvolver-se-á sem comprometer a circulação regular de comboios tendo para tal sido desenvolvido um criterioso plano de trabalhos e de medidas de segurança.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP, tendo o projeto sido desenvolvido pela IP Engenharia.