Empreitadas de beneficiação e reparação de túneis

2017-10-18

De acordo com o plano de manutenção de túneis ferroviários da Infraestrururas de Portugal para o ano de 2017 e com o propósito de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das obras de arte foram adjudicados trabalhos de reparação no Túnel de Portas de Rodão, e na zona dos emboquilhamentos dos túneis do Azeval e Espinho, e no Túnel da China II.

As intervenções têm por objetivo evitar a degradação das anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a estabilidade estrutural e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária.

Assim, no Túnel de Portas de Rodão, construído entre os anos de 1885 e 1891, localizado ao km 61,494 da Linha da Beira Baixa, onde o maciço rochoso nas zonas não revestidas apresenta elevada fragmentação, com risco de queda, desenvolver-se-á uma ação de reforço estrutural, mediante a execução dos seguintes trabalhos:

  • Decapagem/limpeza do revestimento nos hasteais e abóbada em alvenaria;
  • Alegramento e refechamento de juntas na zona de revestimento nos portais, hasteias e abóbada;
  • Aplicação de betão projetado, com fibras metálicas e malha eletrossoldada, em zona específica da abóbada;
  • Aplicação pontual de pregagens.

Nos túneis do Azeval e Espinho, com 200 e 190 metros de comprimento respetivamente, localizados ao km 66,331 e 67,980 da Linha da Beira Alta, onde foram identificados alguns eventos de derrocadas de material rochoso na envolvente, está em curso uma ação de beneficiação de drenagem e de estabilização dos emboquilhamentos com recurso, essencialmente, a rede de proteção de tripla torção galvanizada e cabos de aço perimetrais.

No Túnel da China II, localizado entre as estações de São e Bento e Campanhã, no Porto, onde na sequência de um período de pluviosidade intensa foi afetada a estabilidade de talude contíguo ao túnel, será promovida uma ação que visa a contenção do mesmo mediante a execução de um muro de pedra argamassada.

As intervenções, no seu conjunto, representam um investimento na ordem dos 230 mil euros.

Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis sendo que destes 90% são centenários, permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção.