Empreitada de supressão de PN e construção de Passagens Superiores na Linha do Oeste
A Infraestruturas de Portugal procedeu ao lançamento da empreitada de construção de passagens desniveladas e supressão de Passagens de Nível no troço Mira Sintra-Meleças – Mafra, da Linha do Oeste.
Uma obra no âmbito do projeto de modernização da Linha do Oeste (LO), que integra o Plano de investimentos na requalificação da rede ferroviária nacional, Ferrovia 2020, que está a ser implementado pela Infraestruturas de Portugal.
A intervenção, no valor de 4,9 milhões de euros (empreitada + fiscalização), compreende a construção de 4 passagens superiores rodoviárias e a execução de restabelecimentos e caminhos paralelos para a supressão de 6 passagens de nível.
Descrição dos locais e tipologia dos trabalhos a executar no troço Mira Sintra-Meleças – Mafra da Linha do Oeste:
- Construção de uma Passagem Superior com 239 metros de extensão total, ao quilómetro 25,080 da LO, em Sabugo no concelho de Sintra
- Execução de cerca de 800 metros de vias de restabelecimento e caminhos paralelos
- Supressão das duas Passagens de Nível existentes neste local, ao quilómetro 24,991 e ao quilómetro 25,715 da LO
- Construção de uma Passagem Superior com 37 metros de extensão, ao quilómetro 26,556 da LO, junto a Casal da Quintanela, Pêro Pinheiro, no concelho de Sintra
- Execução de perto de 350 metros de vias de restabelecimento e caminhos paralelos
- Supressão das duas Passagens de Nível existentes nas proximidades deste local, ao quilómetro 26,607 e ao quilómetro 28,420 da LO.
- Construção de uma Passagem Superior com 14,7 metros de extensão, ao quilómetro 29,426, junto à localidade de Pedra Furada, no concelho de Sintra.
- Reconversão da Passagem de Nível existente, localizada ao quilómetro 29,881, de rodoviária para Passagem de Nível Pedonal
- Construção de mais de 1600 metros de vias de restabelecimento e caminhos paralelos.
- Construção de uma Passagem Superior com 17 metros de extensão, ao quilómetro 30,971 da LO, no concelho de Sintra.
- Supressão da atual Passagem de Nível existente junto a este local, ao quilómetro 30,906;
- Execução de cerca de 450 metros de vias de restabelecimento e caminhos paralelos.
Como referido, esta intervenção insere-se no projeto de modernização da Linha do Oeste, no troço de ligação entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha com uma extensão de 87 quilómetros.
A intervenção será realizada através de duas empreitadas, (troço Mira Sintra-Meleças – Torres Vedras e troço Torres Vedras – Caldas da Rainha) e envolve um investimento estimado em 112,4 milhões de euros e que foi já candidatado a cofinanciamento europeu.
A presente ação integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Oeste - Modernização do Troço Meleças - Caldas da Rainha”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.