Empreitada de Estabilização de Talude na Linha da Beira Alta
2016-08-31
Foi consignada a empreitada de estabilização do talude de escavação entre os quilometros 59,6 e 59,8 (lado esquerdo) da Linha da Beira Alta (concelho de Mealhada).
O talude objeto da intervenção tem uma altura máxima de cerca de 18m, localiza-se numa zona de relevo bastante acidentado com um histórico de instabilidade recente - e que obrigou mesmo à implementação de limitações de velocidade - situação agravada pelo facto de um incêndio ter consumido toda mancha florestal.
A empreitada, foi adjudicada pelo valor de 156.000,01 euros e com um prazo de execução de 90 dias, prevê, nomeadamente:
- Escavações para o reperfilamento dos taludes existentes;
- Drenagem superficial, compreendendo um sistema de valetas revestidas de crista, de banqueta e de plataforma, ligadas entre si por descidas em talude e por caixas de ligação e de dissipação de energia.
- Reposição de um caminho florestal em terra batida existente na sua crista, com a colocação de guardas metálicas de segurança.
Esta ação insere-se num conjunto de intervenções previstas para a Linha da Beira Alta com o objetivo de, por um lado corrigir os danos causados pelas intempéries que se fizeram sentir no início do ano, e por outro mitigar os riscos inerentes a este elemento geotécnico e os sinais de instabilidade contribuindo assim para a reposição das condições de circulação e consequentemente dos níveis de disponibilidade e fiabilidade desta linha.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada por meios internos da IP, tendo o projeto sido desenvolvido pela IP Engenharia.
A obra, embora contígua à via-férrea, desenvolver-se-á sem comprometer a circulação regular de comboios tendo para tal sido desenvolvido um criterioso plano de trabalhos e de medidas de segurança.