Empreitada de Beneficiação da Superestrutura de Via

2017-03-13

Foi consignada a empreitada de beneficiação da superestrutura de via, no troço entre os quilómetros 9,600 e o 11,973, da Linha de Cascais.

A obra, adjudicada à Mota Engil – Engenharia e Construção SA. pelo valor de 1.288.747,58 euros e um prazo de execução de 240 dias de calendário, desenvolve-se entre as Estações de Cruz Quebrada e Caxias, e visa a substituição integral do armamento de via, mantendo o atual traçado de via em planta e perfil longitudinal.

De referir que ao valor da empreitada somar-se-á o custo associado aos materiais a aplicar, na ordem dos 1,3 milhões de euros, representando um investimento global que ascende a 2,6 milhões de euros.

Esta intervenção decorre da necessidade de renovar todos os elementos constituintes da superestrutura de via, designadamente carril, travessas, fixações e balastro, que atingiram o fim do período de vida útil, ficando desde já assegurada a integração dos equipamentos instalados no futuro projeto de modernização da Linha de Cascais.

A obra enquadra-se no âmbito das ações de conservação das diferentes infraestruturas desta importante linha ferroviária suburbana de Lisboa, e dará um contributo relevante para a qualidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária e consequentemente para o conforto e comodidade dos passageiros.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada será assegurada pela Infraestruturas de Portugal.