Ecopista Guimarães - Fafe

2017-03-16

A 16 de março de 2017 a Infraestruturas de Portugal estabeleceu um contrato de subconcessão com a Câmara Municipal de Guimarães para a exploração da plataforma da Linha de Guimarães entre o quilómetro 59,590 e o quilómetro 71,990, troço atualmente sem exploração ferroviária.

A cerimónia realizou-se na Estação Ferroviária de Guimarães, contando com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e o Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo.

Este troço da Linha de Guimarães está inserido num ambiente paisagístico que promove de contacto com a natureza onde existe já uma pista de cicloturismo construída pela autarquia de Guimarães.

A ecopista de Guimarães tem uma extensão de 14,13 quilómetros e integra o Plano Nacional de Ecopistas, conjuntamente com outras 8 Ecopistas existentes de norte a sul do país, construídas em canais ferroviários sem exploração.

O Plano Nacional de Ecopistas foi criado em 2001, tendo em vista a requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo. A implementação do Plano tem sido suportada em acordos contratuais com os municípios que são atravessados por essas linhas e canais desativados.

Informação mais detalhada aqui