Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível

2018-06-07

A 7 de junho de 2018 assinala-se o Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível (International Level Crossing Awareness Day (ILCAD).

Uma data promovida pela UIC – Union Internationale des Chemins de Fer, pelo 10º ano consecutivo, que tem como objetivo a divulgação de informação e sensibilização de peões e automobilistas para a necessidade do cumprimento das regras e adoção de comportamentos seguros no atravessamento da via-férrea. A Infraestruturas de Portugal integra esta iniciativa desde a primeira edição

As entidades parceiras elegeram os utilizadores jovens como os principais destinatários das ações de informação e alerta, sendo este o grupo identificado como apresentando maiores comportamentos de risco no atravessamento da via-férrea.

A maioria das colisões e colhidas que ocorrem em Passagens de Nível resultam do não respeito, por descuido ou em consciente transgressão, da sinalização existente no local. Erros humanos que podem ser originados pelo cansaço, stress, consumo de álcool ou de outras substâncias, também devido ao excesso de velocidade ou simplesmente, por distração aquando da utilização de equipamentos eletrónicos, sendo este o fator comportamental mais ligado aos indivíduos com idades entre os 15 e os 35 anos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes rodoviários são atualmente a principal causa de morte dos adolescentes, tendo em 2015 ocorrido mais de 1,2 milhões de fatalidades.

Apesar do número de mortes resultantes de acidentes em Passagens de Nível representar uma percentagem muito reduzida (1% na União Europeia) no total de vítimas mortais em acidentes rodoviários, este representa cerca de 28% do total de fatalidades em acidentes ferroviários.

Informação mais detalha sobre o Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível aqui

 

Resultados positivos na redução da sinistralidade em Passagens de Nível

Em Portugal, resultado das ações persistentes de supressão, reclassificação e mitigação do risco em PN, a par das campanhas de sensibilização desenvolvidas pela IP ao longo dos anos, tem-se vindo a verificar uma redução continuada na sinistralidade.

O sucesso da estratégia aplicada é visível face ao resultado alcançado em 2017, ano em que se registaram 17 acidentes, no universo de 850 PN, uma redução de 90% da sinistralidade em PN face a 1999, ano em que se registaram 154 acidentes em 2494 PN.

Pese embora os resultados positivos alcançados, há ainda a lamentar a perda de 6 vidas em resultado de acidentes ocorridos em PN no ano passado, todas decorrentes de comportamentos negligentes por parte dos utilizadores do caminho-de-ferro, face à presença do comboio na zona de aproximação da PN.

Dado que as atitudes negligentes persistem, a IP considera de grande importância: 

  • a sensibilização da comunidade para a promoção de comportamentos seguros;
  • a consciencialização dos utilizadores das passagens de nível de que os comportamentos que adotam podem ser determinantes na redução de acidentes.

Assinatura de Compromisso de Segurança IP/Câmara Municipal de Lagoa

O dia 7 de junho ficou ttambém assinalado com a celebração da assinatura do Compromisso de Segurança entre a IP e o Município de Lagoa, numa cerimónia que contou com a presença do Vogal do Conselho de Administração da IP, Alberto Diogo, do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins e da Coordenadora da Universidade do Algarve - Instituto Superior de Engenharia, Manuela Rosa.