Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível
O Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível (International Level Crossing Awareness Day – ILCAD) é assinalado a 2 de junho em 40 países de todo o mundo e tem como principal objetivo alertar, peões e automobilistas, para a necessidade do cumprimento das regras de segurança e adoção de comportamentos seguros no atravessamento da via-férrea.
Este é a 9ª edição deste evento a nível global, promovido pela UIC - União Internacional de Caminhos de Ferro, que envolve diversas entidades internacionais dos setores ferroviário e rodoviário, a administração pública, Associações e ONG, ao qual, desde a sua primeira edição em 2009, a IP (à data REFER) sempre se associou e contribuiu na sua promoção.
Passagens de Nível na Rede Ferroviária Nacional
À data de hoje, existem na Rede Ferroviária Nacional um total de 850 Passagens de Nível (PN).
Destas, 459 PN (54%) dispõem de proteção ativa, seja por existência de sinalização automática (415 PN) ou guarnecimento humano (44 PN).
Ao longo dos últimos anos, a IP (REFER entre 1997 e 2015) tem realizado um intenso trabalho na melhoria e reforço das condições de segurança de atravessamento e procedido à supressão de centenas de Passagens de Nível.
No início do ano 2000 o total de PN na Rede Ferroviária era de 2494, tendo, em 2010, este valor sido reduzido para menos de metade (1107 PN) e atualmente, como referido, totalizam as 850.
A política de supressão e melhoria das condições de segurança nas PN promovida pela Infraestruturas de Portugal tem contribuído fortemente para a redução da sinistralidade.
Comparando com os registos do final do ano de 2000, em que ocorreram 119 acidentes em PN, os valores de 2016 representam uma redução de 86% no total de acidentes, resultante do investimento efetuado neste período que ascendeu a 350 milhões de euros.
Para os próximos anos a IP mantém o compromisso de dar continuidade ao seu plano de ações visando a redução da sinistralidade nos atravessamentos ao caminho-de-ferro estando previsto, nos próximos cinco anos, um investimento de cerca de 54 milhões de euros.