Corredor Norte-Sul - Modernização da Linha do Norte
A Infraestruturas de Portugal publicou hoje, 11 de junho de 2018, em Dário da República, o concurso para a empreitada de Modernização do troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia, na Linha do Norte.
Com um valor base de 49 milhões de euros, a intervenção a executar ao longo de um troço com cerca de 17 quilómetros, envolve, entre outros trabalhos:
- A Renovação Integral da superestrutura da plena de Via;
- A eliminação de 18 passagens de nível (rodoviárias e pedonais) através da construção 16 desnivelamentos;
- O alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros;
- A alteração do layout das estações de Granja e Vila Nova de Gaia;
- A criação de duas vias de resguardo eletrificadas, com 750 metros, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias.
Para assinalar o lançamento deste concurso decorreu esta manhã, na Estação de Espinho, uma sessão de apresentação das intervenções previstas para a Linha do Norte, que contou com a presença do Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, do Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim José Pinto Moreira, do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, e do Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes.
A empreitada hoje lançada, integra o projeto de modernização do troço Ovar - Gaia da Linha do Norte.
Este projeto, inserido no programa de investimentos na requalificação da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020 (Corredor Norte-Sul), será executado de forma faseada de forma a minimizar os impactos na circulação na Linha do Norte.
O projeto de Modernização do troço Ovar – Gaia envolve um investimento estimado em cerca de 160 milhões de euros, cofinanciados através de fundos comunitários, para a concretização de diferentes empreitadas envolvendo, construção, sinalização, telecomunicações, projetos, fiscalizações, aquisição de materiais, entre outras.
Atualmente estão já em curso empreitada de Sinalização Eletrónica & Telecomunicações no troço Ovar – Gaia, no valor de 18 milhões de euros, e a obra de Renovação Integral de Via, no troço Valadares – Gaia, no valor de 5 milhões de euros.
A empreitada de modernização do troço entre Ovar e Espinho será lançada no segundo semestre de 2019 e envolve um investimento estimado em 52 milhões de euros.
A presente ação integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte - Modernização do Troço Ovar - Gaia”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.