Corredor Ferroviário Internacional Norte - Modernização da Linha da Beira Alta

2018-07-09

Lançamento de empreitadas – Ferrovia 2020

A 9 de julho de 2018 teve lugar na Estação ferroviária da Guarda o lançamento dos concursos para a empreitada da obra Modernização do Troço Guarda-Cerdeira, na Linha da Beira Alta, e da obra de Sinalização em vários corredores do FERROVIA 2020, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, e do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, Carlos Fernandes.

Obra de Modernização do Troço Guarda – Vilar Formoso, Subtroço Guarda – Cerdeira

A obra de modernização do Troço Guarda – Vilar Formoso, Subtroço Guarda – Cerdeira tem um investimento associado de 11 milhões de euros e um prazo de execução de aproximadamente 10 meses.

Intervenções a executar:

  • Renovação integral de via em 14 km;
  • Substituição das travessas de betão bi-bloco por travessas de betão monobloco polivalente do carril 54 kg/m por 60 kg/m;
  • Estabilização da plataforma de via e melhoria do sistema de drenagem;
  • Tratamento estabilização de taludes;
  • Adaptação da Infraestrutura de Catenária;
  • Implementação do sistema de RCT+TP;
  • Adaptação das atuais Infraestruturas de Sinalização e Telecomunicações.

Trata-se de uma intervenção de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte.

 

Empreitada de Sinalização e ETCS - Corredores do Ferrovia 2020

A empreitada de Sinalização e ETCS tem um investimento associado de 63,3 milhões de euros e irá abranger o Corredor Internacional Norte – Linha do Norte e Linha da Beira Alta (Pampilhosa – Vilar Formoso), o Corredor Internacional SulÉvora – Elvas e Linha do Leste (Elvas – Caia/Fronteira) e os Corredores Complementares – Linha do Douro (Caíde – Régua)

Serão realizados trabalhos de Instalação de Sinalização Eletrónica e Integração nos CCO de Lisboa e Porto, de Instalação de Sistemas Interoperáveis de Controlo de Tráfego nos corredores internacionais e de Automatização e Integração de Passagens de Nível.