Cooperação técnica entre o Grupo Infraestruturas de Portugal (IP) e o Grupo China Tiesiju Civil Engineering (CTCE)
A IP Engenharia, empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal (IP), e a China Tiesiju Civil Engineering do Grupo China Railway Engineering Corporation (CREC) assinaram um memorando de entendimento (MoU) tendo em vista a cooperação para o desenvolvimento de infraestruturas de transportes sustentáveis nos Países de Língua Portuguesa.
A sessão protocolar de assinatura do MoU decorreu na sede da AICEP, no dia 22 de novembro, e foi presidida pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, pelo Embaixador da República Popular da China em Portugal, Cai Run, e pelo Presidente da AICEP, Luis Castro Henriques, contando ainda com a presença de responsáveis de entidades da China e dos Países de Língua Portuguesa a exercer funções económicas ou diplomáticas em Portugal. Pela IP Engenharia assinou o Administrador Delegado, Amílcar Monteiro, e pela CTCEG, assinou o Vice-Presidente, Shao Gang.
A IP Engenharia (IPE) é a empresa de engenharia do Grupo IP – entidade pública responsável pelo investimento, gestão e manutenção das redes rodoviária e ferroviária de Portugal – que tem a seu cargo a dinamização dos negócios internacionais do Grupo.
A CTCE é uma das maiores subsidiárias da China Railway Engineering Corporation (CREC), com atividade reconhecida na China continental, onde já participou na construção de mais de 10.000km de novas vias férreas, nos últimos anos alargou com sucesso a sua atividade ao mercado internacional, com vários projetos executados em Angola.
As duas entidades públicas pretendem contribuir para elevar o nível de cooperação económica e comercial entre Portugal e a China, e, em simultâneo, potenciar o desenvolvimento de infraestruturas económicas nos vários Países de Língua Portuguesa.
A expetativa das duas empresas é que consigam inaugurar um novo paradigma no setor das infraestruturas de transporte nos PLP, em que se privilegie novos modelos contratuais entres os Governos e as Empresas de Construção Chinesas, que, além da construção, incluam a vertente do Planeamento Operacional, Gestão da Manutenção e Gestão de Operações.
O objetivo da CTCEG e da IPE é o de promoverem uma abordagem a novos projetos que assegure a sustentabilidade financeira e operacional das infraestruturas de transporte, numa ótica de médio e longo prazo e por esta via reforçar a capacidade das organizações e dos quadros locais em todas as fases do ciclo de vida de uma infraestrutura, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento sócio-económico desses países.