Contrato de prestação de serviço de manutenção de aparelhos de mudança de via

2016-08-09

Os aparelhos de mudança de via (AMV) são uma componente da superestrutura de via-férrea essencial à exploração ferroviária, que permitem às circulações mudar de via.

Os AMV de pontos singulares da infraestrutura, assumem particular importância na exploração ferroviária e são um recurso decisivo para agilizar alternativas em situações degradadas de exploração, sendo fundamental assegurar o bom estado destes equipamentos e a continuidade da sua manutenção.

Com este objetivo, foram celebrados contratos com cinco empresas da especialidade com um valor global que ronda os 5 milhões de euros visando garantir a manutenção de 2813 AMV da rede ferroviária nacional, por um período de 24 meses.

Tendo em conta a dispersão geográfica deste ativo, a Estratégia de Manutenção aprovada e seguindo um modelo que se revelou eficaz nos anos transatos, o procedimento lançado foi dividido em cinco lotes de abrangência regional e garante a componente de manutenção - que se mantêm externalizada.

A inspeção é assegurada por meios internos tirando partido do conhecimento tácito adquirido.

 

Aparelho de mudança de via - AMV

Abreviadamente designado por AMV o aparelho de mudança de via é constituído por grades: carris e peças especiais obtidas a partir de carris, maquinando-os ou por fundição, apoiados e solidarizados por travessas de comprimentos variáveis.

Estes dispositivos podem ser equipados com travessas de madeira ou de betão sobre as quais os carris são colocados na vertical ou com uma inclinação de 1/20 para o interior da via.

Os AMV são identificados, além do seu tipo, pelo valor da tangente do ângulo de abertura entre a via direta e a via desviada, a que corresponde também o ângulo da cróssima.

Vulgarmente designa-se um AMV por agulha. No entanto, a agulha apenas corresponde ao mecanismo que permite mover as lanças (as partes móveis dos AMV) e definir o caminho de seguimento.