Consignação da Empreitada de Conservação da Ponte 25 de Abril
No dia 19 de dezembro de 2018 decorreu, no Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril - Experiência Pilar 7, a Assinatura do Auto de Consignação da Empreitada de Conservação da Ponte 25 de Abril, pela Infraestruturas de Portugal, S.A. e o consórcio Sacyr Somague-SMM-STAP, que assinala o início da obra.
Na abertura desta Cerimónia foi exibido um filme sobre a Ponte 25 de Abril, tendo as boas vindas ficado a cargo do Presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
O Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, fez a apresentação da Empreitada, cabendo ao Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, o encerramento desta Sessão.
Este evento contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Almada e do Montijo, Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, Presidentes do ISQ e LNEC e Bastonário da Ordem dos Engenheiros.
A Empreitada de Conservação da Ponte 25 de Abril terá uma duração de aproximadamente dois anos, contando com as seguintes intervenções:
Ponte Suspensa
- Reparações na viga de rigidez;
- Reparação do betão do maciço de fundação do Pilar 3;
- Reabilitação do passadiço metálico no Encontro Sul;
- Substituição parcial dos passadiços transversais.
Viaduto Acesso Norte
- Reabilitação e reforço dos apoios no Encontro A-21;
- Seccionamento dos painéis acústicos em frente às portas de acesso ao interior dos pilares;
- Injeção de selagem de fissuras e outras reparações no betão, pintura de betão e elementos metálicos;
- Substituição dos bloqueadores de deslocamentos transversais.
Estes trabalhos implicarão alguns condicionamentos rodoviários e ferroviários indicados na apresentação abaixo.
A Ponte 25 de Abril
Inaugurada a 6 de agosto de 1966, a Ponte 25 de Abril assinalou um novo marco da engenharia em Portugal, concretizando a união das margens norte e sul do Tejo entre Lisboa e Almada.
O desígnio de uma Ponte sobre o Tejo, em Lisboa, remonta a 1870, com o primeiro projeto do Engenheiro Miguel Pais, que preconizava uma ponte rodoferroviária para ligar a zona oriental de Lisboa ao Montijo. Em quase um século, muitas ideias surgiram, mas o sonho não se cumpriu.
Os anos de 1950 foram decisivos no que respeita aos estudos sobre a travessia, tendo culminado com a criação do Gabinete da Ponte sobre o Tejo e com o lançamento do Concurso Público Internacional, na localização atual.
Á data da sua inauguração, a ponte era a maior estrutura metálica suspensa da Europa e a quinta maior a nível mundial.
A sua construção brigou à escavação de 6,6 milhões de m3 de solos e rocha, consumiu 300 000 m3 de betão e 82 000 toneladas de peças de aço.
A Ponte 25 de Abril possui uma das treliças mais longas do mundo, com ambas as torres principais a elevarem-se a cerca de 190 metros acima do nível da água e com uma altura livre de navegação de 70 metros, que assegura o acesso ao porto de Lisboa pelos navios de grande porte. A Norte, localiza-se o viaduto de acesso em betão com um comprimento de 945m, medindo em conjunto com a ponte, aproximadamente 3.255m.
Cinco décadas depois, continua a ser um elemento fundamental do sistema de transportes do país, utilizada diariamente por cerca de 300 mil utentes, por rodovia e ferrovia.