Conclusão dos trabalhos de reparação do Túnel do Saião

2016-12-20
A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de reparação do Túnel do Saião, ao quilómetro 169,232 da Linha do Douro no concelho de Vila Nova de Foz Côa.
 
A empreitada, com um investimento associado de cerca de 160 mil euros, teve como objetivo assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança, particularmente críticos neste tipo de infraestruturas, cujo projeto foi desenvolvido pela IP Engenharia.
 
No âmbito desta empreitada, sob gestão, coordenação e fiscalização da IP, foram reparados os hasteais e a abóbada no interior do túnel de modo a evitar a degradação de anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a estabilidade estrutural do sustimento e consequentemente a fiabilidade da exploração ferroviária.
 
De referir que para o desenvolvimento da intervenção, que obrigou a uma logística complexa e rigorosa, decorreu exclusivamente em período noturno, sem comprometer a circulação ferroviária.
 
Esta ação reveste-se da maior importância para a preservação e manutenção destas obras de arte atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes naturais e da circulação ferroviária.
 
O Túnel do Saião construído em 1887 é integralmente revestido, nos hasteias em xisto e na abóbada em granito, e é um dos 23 túneis da Linha do Douro, sendo o quarto maior em extensão com um comprimento de 753m.
 
Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis sendo que destes 90% são centenários permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção.