Conclusão dos trabalhos de montagem de estrutura de contenção de detritos na Ponte de Santana

2017-07-21

A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de montagem de estrutura de contenção de detritos sob a Ponte de Santana, ao km 2,369 da Linha de Cintura, em Lisboa.

A intervenção, com um investimento associado de 210 mil euros, teve como propósito substituir uma rede de contenção contra a queda de detritos para a via rodoviária.

A rede agora substituída havia sido instalada na década de noventa, no âmbito da construção do Eixo Norte-Sul. Esta apresentava algumas vulnerabilidades o que, face à possibilidade de queda de detritos e ao risco que esta podia representar para a circulação rodoviária, aconselhava a sua substituição.

A Ponte de Santana, implantada num troço de via dupla eletrificada, é constituída por dois tramos metálicos simplesmente apoiados, em cada via. Na via ascendente cada tramo tem um comprimento de 25m e na via descendente, um dos tramos tem 27m e o outro 29m. Sob esta obra de arte passa a Avenida Calouste Gulbenkian, que liga a Praça de Espanha à Avenida de Ceuta/Ponte 25 de Abril/Autoestrada A5.

Esta intervenção, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, foi desenvolvida sem comprometer a circulação regular de comboios, tendo toda a logística necessária à realização das obras, nomeadamente a definição e implementação de desvios provisórios, sido articulada com os serviços da Câmara Municipal de Lisboa.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos da empreitada foi assegurada pela Infraestruturas de Portugal, tendo o projeto sido desenvolvido pela IP Engenharia, empresa do Grupo IP.