Conclusão de Empreitadas de Beneficiação e Reparação de Túneis

2018-01-25

A Infraestruturas de Portugal concluiu os trabalhos de beneficiação e reparação no Túnel de Portas de Rodão, na Linha da Beira Baixa, e na zona dos emboquilhamentos dos túneis do Azeval e Espinho, na Linha da Beira Alta e no Túnel da China II, na Linha do Minho.

As empreitadas, com um investimento associado de cerca de 230 mil euros, tiveram como propósito assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança evitando a degradação das anomalias e deficiências detetadas em inspeções realizadas e que, a médio prazo, poderiam colocar em causa a estabilidade estrutural do sustimento nesta obras de arte críticas.

No âmbito da intervenção no Túnel de Portas de Rodão, construído entre os anos de 1885 e 1891, foi desenvolvida uma ação de reforço estrutural, que passou pela aplicação de betão projetado e aplicação pontual de pregagens.

Nos túneis do Azeval e Espinho foram desenvolvidas ações de beneficiação de drenagem e de estabilização dos emboquilhamentos com recurso a rede de proteção.

Já no Túnel da China II foi levada a cabo uma ação de contenção do talude de entrada mediante a execução de um muro de pedra argamassada.

Estas ações, da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, à semelhança de outras inscritas no plano de manutenção, revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção destas obras de arte, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes naturais e da circulação ferroviária.

A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos foi assegurada por meios internos da Infraestruturas de Portugal.

Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis, sendo que destes 90% são centenários permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção. 

Túnel do Azeval após intervenção

Túnel da China II após intervenção

Túnel Portas de Rodão após intervenção