Conclusão da reabilitação das obras de arte na EN306 e EN202

2016-09-14
A Infraestruturas de Portugal concluiu no passado dia 12 de setembro um conjunto de intervenções de reabilitação e alargamento em Pontes e Passagens Hidráulicas e à substituição do tabuleiro da Ponte de Ferreira, situadas na EN306 e EM202 no concelho de Ponte de Lima, num investimento global de cerca de 400 mil euros.
 
Na EN306 foram alvo de reabilitação a Passagem Hidráulica do Ribeiro de Pias, situada na freguesia de Bárrio e Cepões e a Ponte sobre o Rio Trovela em Rebordões. 
 
Na EM202 foi realizada a beneficiação da Passagem Hidráulica localizada na freguesia de Fontão e uma grande requalificação da Ponte de Ferreira sobre o rio Labruja, na freguesia de Arcozelo. A intervenção na Ponte de Ferreira compreendeu a substituição do antigo tabuleiro metálico, por um novo em betão, construído com elementos pré-fabricados. Foi também executado o alargamento e repavimentação de um caminho municipal, utilizado como percurso alternativo durante a execução da obra.  
 
A empreitada teve como principal objetivo a melhoria das condições de utilização destas travessias através da reabilitação estrutural e beneficiação dos respetivos acessos e também pelo alargamento e substituição dos tabuleiros rodoviários.
 
As intervenções visaram igualmente a correção das patologias identificadas anteriormente nas Inspeções realizadas pelos técnicos da Infraestruturas de Portugal, no âmbito do Plano de Inspeções a Obras de Arte (Pontes, Túneis, Viadutos, etc.) executado regularmente pela empresa.