Conclusão da Empreitada de reparação dos Túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande
A Infraestrutiras de Portugal concluiu os trabalhos de reparação dos Túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande, aos pontos quilométricos 35,090 e 35,306, da Linha da Beira Baixa (concelho de Gavião).
A empreitada, com um investimento associado de cerca de 180 mil euros, teve como propósito assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança nestas obras de arte.
De referir que para o desenvolvimento da intervenção, que decorreu exclusivamente em período noturno e sem comprometer a circulação ferroviária, houve necessidade de encontrar soluções que garantissem o acesso de meios humanos, materiais e equipamentos às frentes de obra, paralela ao rio Tejo, obrigando a uma logística complexa.
Esta ação, à semelhança de outras inscritas no plano de manutenção da Infraestruturas de Portugal, reveste-se da maior importância para a preservação e manutenção destas obras de arte atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes naturais e da circulação ferroviária.
A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos foi assegurada por meios internos da Empresa.
Os Túneis do Outeiro Pequeno e do Outeiro Grande foram construídos em 1891 e têm um comprimento de 102m e 213m respetivamente. Encontram-se todos revestidos, sendo os hasteias em xisto e a abóbada em granito.
Da rede ferroviária nacional fazem parte 124 túneis, sendo que destes 90% são centenários permanecendo ao serviço sem limitações graças aos esforços de preservação e manutenção.