Conclusão da empreitada de estabilização de talude na Linha da Beira Alta
2016-09-13
A IP concluiu os trabalhos de estabilização de talude de aterro entre os quilómetros 58,345 e 58,385 da Linha da Beira Alta (concelho de Mealhada).
Esta intervenção teve por objetivo estabilizar o talude e repor as normais condições de exploração ferroviária no local, comprometidas pelo deslizamento de terras que originou o descalçamento do maciço de poste de catenária e a instabilidade da plataforma da via-férrea, obrigando à instalação de poste provisório, e, como medida cautelar, à implementação de uma limitação de velocidade de 10km/h em troço onde a circulação se processava a 100 km/h.
Com esta ação, que teve um investimento associado de cerca de 135 mil euros, foram criadas condições para a eliminação da limitação de velocidade.
De referir que a obra, embora contígua à via-férrea, foi desenvolvida sem comprometer a circulação regular de comboios tendo inclusivamente sido possível antecipar a data de conclusão face ao prazo contratualmente previsto.
Esta ação inscreve-se no conjunto de obras planeadas para a Linha da Beira Alta com o objetivo de corrigir os danos causados pelas intempéries que se fizeram sentir no início do ano, repondo as condições de circulação e consequentemente os níveis de disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.