Concluídas intervenções na rede rodoviária do Algarve e visita à Ponte do Guadiana

2018-07-25
Para assinalar a conclusão das intervenções na EN125, EN 124 e EN396, realizou-se no dia 25 de julho uma visita ao locais que contou com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Pina, cujja apresentação do pontro de situação ficou a cargo do do Vice-Presidente da IP, José Serrano Gordo.
 
No mesmo dia realizou-se ainda uma visita às obras em curso na Ponte Internacional do Guadiana, com apresentação dao ponto de situação dos trabalhos em curso também pelo Vice-Presidente.
 

visita guadiana

Reposição das condições circulação e segurança nas estradas algarvias

A IP desenvolveu um conjunto de intervenções com caráter de urgência, para a reparação e melhoria das condições de circulação e segurança na EN125, EN124 e EN396.
 
Os trabalhos de reparação ao nível do pavimento envolveram, entre outros, a fresagem e repavimentação, o alteamento das bermas e execução da marcação horizontal da via. 
 
A realização destas intervenções foi dividida em três empreitadas distintas. Para as intervenções de beneficiação do pavimento e marcação horizontal na EN125, EN124 e EN396, foram publicados em maio dois Concursos Públicos Urgentes:
  • EN125 numa extensão de 38,157 km, entre Olhão (km 114,6) ao limite do concelho de V. Real St.º António (km 152,757), atravessando os concelhos de Olhão, Tavira, V. Real St.º António e Castro Marim;
  • EN124 numa extensão de 9,9 km e EN396 - Na EN124, entre Porto de Lagos (km 6,750) e proximidades de Silves (km 16,650) atravessando os concelhos de Portimão e de Silves, e na EN396, em Loulé junto ao nó com a A22 (km 18,6).
 
A opção por este procedimento com caráter de urgência permitiu que as obras se realizassem com brevidade, tendo sido concluídas em cumprimento e antes dos prazo previsto, assegurando uma importante melhoria das condições de circulação e segurança durante a época de férias de Verão.
 
A IP está também a promover a reabilitação e reforço estrutural da Ponte sobre o Rio Almargem, ao quilómetro 138,750 da EN125.
 
A obra envolve o reforço estrutural, a reabilitação e repavimentação do tabuleiro e acessos, a reparação do dos passeios, do sistema de drenagem e das juntas de dilatação, a colocação de guardas de segurança e a pintura integral da ponte.

Requalificação da Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana

A IP está a realizar obras de requalificação da Ponte Internacional sobre o rio Guadiana, que tiveram início em abril deste ano, tem um custo de 9,3 Milhões de euros e um prazo de execução máximo de 525 dias. 
 
 
No âmbito da empreitada serão realizados, entre outros, os seguintes trabalhos:
 
 
Pavimentação,
  • Tratamento dos Passeios, Guarda-Corpos e Guardas de Segurança,
  • Reabilitação do sistema de tirantes e implantação de medidas de segurança para a sua proteção, 
  • Reparação dos elementos de betão armado;
  • Beneficiação e/ou substituição de aparelhos de apoio, juntas e outros elementos de segurança;
  • Reabilitação dos sistemas de iluminação e sinalização da área fluvial bem como da Iluminação decorativa da Ponte;
  • Reforço e readequação da sinalização rodoviária e implantação de um sistema de sinalização variável;
  • Instalação de novos sistemas de Monitorização da Ponte.
 
A concretização desta obra irá assegurar melhores condições de circulação aos milhares de automobilistas que diariamente cruzam a fronteira.