Concluída a estabilização de taludes na EN108, em Penafiel
Foi concluída a empreitada de estabilização dos taludes em escavação da EN08, localizada no Concelho de Penafiel, distrito de Porto, a qual representou um investimento total, por parte da Infraestruturas de Portugal, de cerca de 190 mil euros.
No troço compreendido entre os quilómetros 20,665 e 40,665, desta Estrada Nacional identificaram-se vários taludes de escavação com evidências de instabilidade. As soluções de estabilização preconizadas no projeto residiram, maioritariamente, na execução de um revestimento pregado flexível, que consiste numa rede de dupla torção (com uma resistência à tração do fio entre 380 e 500 MPa) e de uma malha de pregagens de Ø32 mm em aço A500NR galvanizado.
Preconizou-se ainda, para os taludes de caráter mais terroso, um revestimento em betão projetado e pregagens autoperfurantes sistemáticas, acompanhadas de drenagem superficial e interna do talude. O revestimento destes taludes foi efetuado mediante a aplicação de duas camadas de betão projetado, com espessura de 5 cm cada, incorporando entre elas uma rede de malhasol eletrosoldada. A camada exterior foi pigmentada e texturada de forma a reduzir, tanto quanto possível, o impacte ambiental provocado.