100 anos da Estação de São Bento
No dia 5 de outubro de 2016 a Estação de São Bento, uma das mais belas estações ferroviárias do mundo, comemora o seu centenário.
Para assinalar esta efeméride, a Infraestruturas de Portugal leva a cabo e participa, com diversas entidades, numa série de iniciativas, cujo programa pode ser consultado aqui.
Situada em pleno coração da zona histórica da cidade do Porto, a Estação Ferroviária de São Bento, inaugurada em 5 de outubro de 1916, constitui um dos ex-libris da cidade, e um dos seus principais polos de atração turística, seja pela arquitetura particular do edifício, da autoria do Arquiteto Marques da Silva, seja devido à invulgar riqueza do seu átrio principal, revestido com azulejos históricos, da autoria do artista plástico Jorge Colaço.
A gare, coberta, exemplar belíssimo da arquitetura industrial, com pilares de suporte em ferro fundido, foi inaugurada no dia 5 de outubro de 1916 e tem vindo a transformar-se, progressivamente, num polo intermodal entre diferentes meios de transporte assumindo-se como uma parte indissociável do território e da vida urbana.
Estação Monumental, classificada pela Direção Geral do Património Cultural como Imóvel de Interesse Público, em 31 de dezembro de 1997, é um dos edifícios mais visitados da Invicta.
É tempo de celebrar São Bento.
Prémios e distinções
- 1997 - Imóvel de Interesse Público
- 2011 - Eleita como uma das 14 mais belas estações do mundo, pela Revista “Travel+Leisure”
- 2012 - Eleita como uma das 10 mais belas estações do mundo, pela Revista “Flavorwire”
- 2013 - Eleita como uma das mais belas estações do mundo, pela Revista “Condé Nast Traveler” e prémio SOS Azulejo
- 2014 - Os Prémios Brunel, considerados como os mais prestigiados prémios de arquitetura, engenharia e design ferroviário internacionais, distinguiram o projeto de reabilitação dos painéis de azulejo da Estação de São Bento. A intervenção foi galardoada com um prémio na categoria de estações.