Beneficiação da Linha da Beira Baixa

2018-01-02

A Infraestruturas de Portugal (IP) concluiu a empreitada de substituição de travessas de madeira por travessas de betão bibloco na Estação da Barca da Amieira, na Linha da Beira Baixa. 

No troço, em consequência dos incêndios que fustigaram no verão passado os concelhos de Mação, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, registaram-se danos consideráveis na infraestrutura ferroviária, em particular no troço compreendido entre as estações de Belver e Ródão, impondo assinaláveis restrições à circulação ferroviária na Linha da Beira Baixa.

O elevado número de travessas de madeira ardidas em plena via e estações, com particular incidência na zona envolvente à Estação de Barca da Amieira. obrigou à implementação de várias limitações de velocidade (LV), situação que importava minimizar com intervenção corretiva.

Nesse sentido, e dando sequência ao plano de migração de travessas de madeira por betão, foi desenvolvida a empreitada que contemplou, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Substituição integral das travessas de madeira por travessas de betão bibloco;
  • Transformação de barra curta em barra longa soldada;
  • Beneficiação dos estrados de madeira do atravessamento da Estação de Barca da Amieira e da passagem de nível ao km 40,836;
  • Desguarnecimento, rebalastragem e ataque mecânico pesado.

Com esta ação, que teve um investimento associado na ordem dos 370 mil euros, foram reforçadas as condições de segurança, repostas as condições de operacionalidade e viabilizado o levantamento de limitação de velocidade existente e, simultaneamente, alcançados os seguintes objetivos estratégicos:

  • Homogeneização da tipologia de via;
  • Redução dos custos de manutenção com subcontratação, mão-de-obra interna e materiais;
  • Melhoria dos níveis de qualidade geométrica da via;
  • Melhoria dos níveis de conforto e comodidade para os passageiros;
  • Aumento da eficiência e competitividade da exploração ferroviária.

A gestão, coordenação e fiscalização da empreitada foram asseguradas pela IP.

Em 2018 prevê-se dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Linha da Beira Baixa, através da concretização das ações inscritas no Plano de Proximidade, orientando a sua gestão para a otimização do ciclo de vida dos ativos, conduzida por critérios de sustentabilidade, tendo permanentemente em vista uma infraestrutura fiável e segura.

Após a intervenção

Após a intervenção

Após a intervenção

Danos incêndios

Danos incêndios