Assinatura do contrato de concessão do Parque Norte do Complexo Ferroviário da Bobadela
No dia 31 de outubro de 2018 foi assinado o contrato de Concessão para a exploração do Parque Norte do Complexo Ferroviário da Bobadela, localizado no concelho de Loures.
Um contrato por um prazo de 5 anos estabelecido entre a Infraestruturas de Portugal e a ALB – Área Logística da Bobadela.
O Parque Norte, é um dos três terminais de mercadorias da IP no Complexo Ferroviário da Bobadela, constituindo, no segmento da carga contentorizada, um polo importante para o setor da logística, especialmente na articulação com os principais portos marítimos nacionais.
Com uma área de, aproximadamente, 11ha, o Parque Norte integra espaços aptos para as diferentes atividades associadas à logística de contentores, nomeadamente o parqueamento, a inspeção e reparação, assim como zonas infraestruturadas aptas para a transferência modal, contemplando 4 linhas férreas com comprimentos úteis entre os 320m e 470m para carga e descarga de mercadorias.
Este contrato prevê uma contrapartida financeira para a IP pela concessão da exploração do terminal que totaliza, anualmente, cerca de um milhão de euros. Para além da componente de remuneração, o contrato dá especial atenção ao caráter ferroviário do Parque Norte, estabelecendo valores mínimos obrigatórios ao nível dos comboios carregados e descarregados no terminal e, simultaneamente, benefícios de diferentes naturezas quando se verificarem desempenhos elevados por parte da Concessionária.
O estabelecimento do presente contrato de Concessão visa não só valorizar o Parque Norte da Bobadela, como interface rodoferroviário de excelência no domínio do transporte combinado, como também contribuir para a dinâmica do setor e para o estímulo do transporte ferroviário de mercadorias na Rede Ferroviária Nacional.