Adjudicada a obra de requalificação do IC1 entre Alcácer e Grândola
2018-01-11
A Infraestruturas de Portugal adjudicou a empreitada de requalificação do troço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola.
A intervenção envolve um investimento de 4,6 milhões de euros e visa a requalificação de 15,7 quilómetros do IC1, entre Alcácer do Sal, no entroncamento com a EM120, e Grândola Norte, no entroncamento com o IC33.
Como anunciado em abril de 2017, a empreitada terá ter inicio no primeiro trimestre de 2018 e engloba, entre outros, a realização dos seguintes trabalhos:
- Reabilitação estrutural do pavimento;
- Renovação, Readaptação e Complemento da Sinalização e dos Equipamentos de Segurança e a Instalação de Sistemas Semafóricos;
- Requalificação dos Sistemas de Drenagem, que inclui a execução de Passagens Hidráulicas e a limpeza e reparação das valetas;
- Intervenções de Integração Paisagística;
- Outras obras complementares como a Construção de Canal Técnico Rodoviário, a Colocação de Telas Anti Raízes e instalação de Sistemas de Acalmia de Tráfego.
Recorde-se que este troço do IC1 estava anteriormente integrado na subconcessão do Baixo Alentejo e apenas regressou para jurisdição direta da Infraestruturas de Portugal em abril de 2017. Desde essa data foram desenvolvidos todos esforços para, o mais rapidamente possível, ser executada a necessária obra de requalificação desta estrada.
Logo no início do mês de abril, e por forma a corrigir algumas das patologias existentes na estrada, a IP avançou com trabalhos de reabilitação funcional do Pavimento, envolvendo a execução de fresagens, remoção das deformações originadas pelas raízes e aplicação de camada betuminosa nas zonas intervencionadas.
A realização desses trabalhos, que envolveram um investimento de 339 mil euros, permitiu assegurar melhores condições de circulação, garantindo um nível médio de serviço e qualidade da estrada enquanto se desenvolveu o procedimento legal necessário para execução da intervenção mais profunda e abrangente que agora irá ter inicio.
A concretização desta intervenção irá melhorar fortemente as condições de circulação e segurança dos milhares de automobilistas que diariamente circulam no IC1.