Acordo de Gestão para a Limpeza das Faixas de Gestão de Combustíveis no concelho de Sintra
2018-05-10
O Acordo de Gestão estabelecido pela Infraestruturas de Portugal, a Câmara Municipal de Sintra e a Parques de Sintra – Monte da Lua, tem como objetivo definir os termos de colaboração entre estas entidades, com vista à execução dos trabalhos de gestão de Combustível, na rede rodoviária nacional que atravessa e circunda a Serra de Sintra.
Com este acordo, sem custos para a IP, a actuação será alinhada com a intervenção que é executada no Parque Natural de Sintra-Cascais, permitindo uma atuação uniforme e garantindo a realização de trabalhos de forma mais adequada e próxima, tendo em consideração o valor natural em causa, pela sensibilidade da zona.
Rede rodoviária abrangida:
a) N9-1 Linhó até ao limite de Cascais (junto ao PFPL) - (limite da Serra).
b) N247 (fora da Serra)
c) N247-3 Vila de Sintra a Azóia (dentro da Serra).
d) N249 Vila de Sintra
e) N375 Vila de Sintra até Fontanelas (dentro da Serra)
f) N247-4 Azoia ao Cabo da Roca- (limite da Serra).
O acordo alcançado entre as entidades é um importante contributo em prol da defesa do Ambiente e da Qualidade de Vida das Populações na fruição de elevado valor natural e paisagístico, com a missão de reduzir o risco de incêndio, pelo maior controlo de eventuais ignições e consequente melhoria das condições de segurança na circulação de veículos.
O acordo de cooperação compreende uma área de intervenção que totaliza 29,7 hectares.