50º aniversário da Ponte 25 Abril
2016-07-06
A 6 de agosto de 2016 passam 50 anos sobre a data da inauguração da Ponte 25 de Abril, um ícone da cidade de Lisboa que a Direção Geral do Património Cultural está em vias de classificar como monumento nacional.
Para comemorar esta data a IP vai levar a cabo um conjunto de iniciativas culturais e lúdicas, inseridas num programa de comemorações que iremos divulgar brevemente e que pretendemos que possa aproximar os portugueses da Ponte 25 de Abril e da sua história.
Esteja atento!
Curiosidades
- No ranking das pontes rodoferroviárias relativamente ao maior vão suspenso, a Ponte 25 de Abril ocupa a 1.ª posição na Europa e a 3.ª no mundo.
- A Ponte possui duas torres de cerca de 190 m de altura e um comprimento total entre ancoragens de 2.300 m, dos quais 1.013 m de vão central. Cada cabo principal tem 58,6 cm de diâmetro e é composto por 11.248 fios de aço.
- A Ponte obrigou à escavação de 6,6 milhões de metros cúbicos de rocha e solos, consumiu 300.000 metros cúbicos de betão e 82.000 toneladas de peças de aço.
- Cada torre de aço demorou mais de quatro meses a ser implementada.
- Os dois cabos principais pesam 8.000 toneladas e foram construídos in loco.
- A viga de rigidez foi construída por secções de 300 toneladas cada, transportadas por barcaça e içadas uma a uma.
- Apesar da sua imponência, a Ponte 25 de Abril é uma estrutura dinâmica e leve, flexível e com elasticidade*: não quebra; verga e resiste. É resiliente ao atrito, ao vento e aos movimentos tectónicos.
*Por ação da temperatura e das cargas rodoviárias e ferroviárias atuantes, o tabuleiro rodoferroviário pode movimentar-se longitudinalmente nas extremidades até 1.50 m (± 0,75 m em relação à posição de referência) e o topo das torres pode oscilar até ao máximo de 2.0 m (± 1.0 m relativamente ao seu alinhamento vertical). Com a cessação de qualquer carga, o comportamento elástico da Ponte permite-lhe retomar as suas características iniciais (posição espacial e dimensões)