50 Desafios de Investigação, Desenvolvimento e Inovação
A Infraestruturas de Portugal (IP), em parceria com a Ordem dos Engenheiros (OE), realizou no dia 9 de maio, uma sessão de divulgação do seu Programa 50 DESAFIOS DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO.
Este programa nasce da reflexão interna da Empresa e espelha o modo como se posiciona: uma Empresa em diálogo permanente com a sociedade, que desafia e que por ela é desafiada.
A construção da mobilidade e das infraestruturas do futuro, num quadro de mudanças sociais, ambientais e tecnológicas, tão intenso, acelerado e incerto, é um caminho só possível de percorrer em estreita colaboração e parceria com a comunidade académica, científica e empresarial.
O objetivo do Programa é definir soluções para as necessidades de IDI do Grupo IP, seja ao nível da análise, da gestão ou da decisão, que possam ser supridas pela colaboração com a comunidade académica, científica, tecnológica e empresarial.
Durante a sessão foram assinados três protocolos de colaboração entre a IP e a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o CEiiA - Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel e com a PTPC - Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção.
Estes acordos materializam a cooperação com as diversas comunidades para a concretização de projetos de IDI, quer no âmbito de teses de investigação, quer de parcerias de inovação que possam beneficiar dos apoios comunitários disponíveis.
Estiveram presentes o Presidente da IP, António Laranjo, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Mineiro Aires, o Presidente da Agência Nacional de Inovação, Eduardo Maldonado, a Presidente da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Helena Pereira e a Presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, Rita Moura.
A sessão foi encerrada pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado.
Mais informação sobre Inovação na IP aqui.