Programa Nacional de Investimentos 2030
2018-07-20
Realizou-se, no passado dia 18 de julho, na sede da Infraestruturas de Portugal, em Almada, e na presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, a primeira sessão temática de auscultação à sociedade no âmbito do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030).
Esta primeira sessão, cuja apresentação ficou a cargo do Presidente da Infraestruturas de Portugal António Laranjo, foi dedicada ao setor rodoviário, contou com a presença de várias entidades do sector como a ANMP, a ANSR, a ANTRAM, a ANTROP, a APCAP, a APLOG, o CEiiA, a CIP, o CPC, o CRP, o LNEC e a Ordem dos Engenheiros. Cada entidade elencou a sua visão e deu os seus contributos sobre o que entende serem as prioridades e os investimentos no setor rodoviário durante a década de 2020-2030.
A apresentação de contributos, por parte de entidades ou individuais, pode ser feito até ao final de setembro no site www.portugal2030.pt, decorrendo em paralelo a auscultação à sociedade, sob a forma de sessões temáticas sobre ferrovia, mobilidade e transportes urbanos, energia e ambiente e também sob a forma de sessões regionais, sedeadas nas cinco CCDR.
A auscultação à sociedade no âmbito do PNI2030 pretende, por um lado, definir as prioridades de investimentos infraestruturais estratégicos de médio e longo prazo nos setores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia e, por outro, garantir um largo consenso do país de programação para a próxima década.
Programa Nacional de Investimentos 2030
O Programa Nacional de Investimentos 2030 define os investimentos estratégicos que o País deverá lançar na próxima década, estando articulado com os objetivos estratégicos definidos para o Portugal 2030, relativamente aos quais foi possível alcançar um amplo consenso social, económico e político.
O PNI 2030 incidirá sobre a Mobilidade e os Transportes, fatores chave para a competitividade externa e a coesão interna do nosso País e sobre o Ambiente e a Energia, áreas intrinsecamente ligadas à mobilidade aos desafios das alterações climáticas, da descarbonização e da transição energética.
Para mais informação consulte www.portugal2030.pt