Eletrificação da Linha Mãe de Ramais e Acessos ao Terminal Vale do Tejo em Riachos
A Infraestruturas de Portugal vai iniciar a empreitada de Eletrificação da Linha Mãe de Ramais (LMR) e Acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT), do lado da via descendente da Linha do Norte.
O troço a intervencionar situa-se entre a Subestação de Tração do Entroncamento e a Estação de Riachos e envolverá a execução de trabalhos de Construção Civil, Catenária, Telecomunicações e sistemas de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção (RCT+TP).
A empreitada contempla a execução, entre outros, dos seguintes trabalhos:
- Eletrificação da nova diagonal de acesso sul ao TVT;
- Eletrificação da LMR lado Via Descendente da Linha do Norte entre Riachos e a Subestação de Tração do Entroncamento;
- Eletrificação dos acessos ao Terminal Vale do Tejo (TVT);
- Implementação de Retorno de Corrente de Tração, Terras e Proteções (RCT+TP);
- Transferência do bastidor de Telecomando existente no contentor de Riachos para a SET de Riachos.
- A empreitada envolve um custo de cerca de 550 mil euros e tem um prazo de execução de 135 dias.
A intervenção tem como principal objetivo a melhoria das condições de exploração da Linha do Norte com a eletrificação de uma terceira via na zona sul de acesso à estação do Entroncamento e também criar condições de exploração com tração elétrica no Terminal do Vale do Tejo (TVT).
Esta obra integra o plano de intervenções a executar no âmbito do FERROVIA 2020, programa que estabelece um conjunto de investimentos de requalificação e modernização da infraestrutura ferroviária nacional visando, nomeadamente, o fomento do transporte de mercadorias e em particular das exportações.