Linha do Alentejo / Linha de Évora
Sexta, 30 Abril, 2010
Interrupção da circulação ferroviária para obras de modernização
Tal como previsto e tem vindo a ser divulgado, por motivo de obras, será interdita a circulação ferroviária, durante cerca de um ano, na Linha do Alentejo entre Vendas Novas e Casa Branca, a partir do próximo dia 3 de Maio, e na Linha de Évora, a partir de 14 de Junho.
A REFER solicita a necessária compreensão dos utentes para esta interdição temporária e informa que a CP irá disponibilizar serviços de transporte rodoviário alternativo, que aquela empresa oportunamente anunciará.
Esta interrupção temporária da circulação é necessária para viabilizar as obras de modernização em curso na Linha do Alentejo, designadamente, a profunda reabilitação da plataforma ferroviária nos cerca de 37,4 km de via que serão objecto de intervenção.
A realização destes trabalhos com interrupção da circulação visa minimizar o período de desconforto para os passageiros, evitando constantes períodos de interdições da via, com reflexos na pontualidade dos comboios – de facto, qualquer alternativa a esta opção, além dos condicionamentos que introduziria com muito prováveis reflexos na qualidade das obras visadas pelo investimento, obrigaria sempre a um longo período com frequentes interdições de via, penalizadoras da regularidade da operação ferroviária.
A empreitada de modernização do troço Bombel e Vidigal a Évora prevê a realização das seguintes intervenções principais:
• Renovação integral da Linha do Alentejo entre Bombel e Casa Branca, numa extensão de cerca de 37,4 km (excluindo estações);
• Renovação integral da Linha de Vendas Novas entre Vidigal e Vendas Novas, numa extensão de cerca de 3,1 km (excluindo estações);
• Alteração do layout das estações de Vendas Novas, Torre da Gadanha e Casa Branca;
• Substituição dos tabuleiros das pontes metálicas da Capela, ao km 83,827 e da Prata, ao km 88,153, por tabuleiros em betão armado;
• Electrificação do traçado;
• Supressão de passagens de nível mediante a construção de obra de arte e respectivos restabelecimentos de acesso;
• Substituição das passagens superiores rodoviárias ao km 57,307 na Estação de Vendas Novas, ao km 74,584 na Estação de Torre da Gadanha e ao km 90,206 na Linha de Évora.
O troço Bombel – Évora faz parte do corredor ferroviário de mercadorias entre Sines e Espanha, que é uma das intervenções prioritárias previstas nas Orientações Estratégicas para o Sector Ferroviário, e está incluído na lista dos trinta projectos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes.
30 de Abril de 2010