Perto de 1 milhão de euros de investimento na renovação e reforço dos meios de prevenção e limpeza de neve na Serra da Estrela
A Infraestruturas de Portugal tem realizado nos últimos dois anos um investimento significativo no reforço e renovação das instalações de apoio e na aquisição de novos equipamentos destinados à prevenção e limpeza de neve na rede viária da Serra da Estrela.
Recentemente ficou concluída a intervenção de reabilitação das instalações do Centro de Limpeza de Neve (CLN) localizadas em Piornos e no Sabugueiro, melhorando as condições de conforto e habitabilidade dos funcionários que ali permanecem durante a campanha de Inverno, 24 horas por dia/7 dias por semana, em permanente disponibilidade e nível prontidão para enfrentar os rigores da Serra e garantir as condições de circulação e segurança dos automobilistas.
A empreitada, no valor de 137 mil euros, envolveu reparações ao nível dos revestimentos, coberturas e do sistema de aquecimento, melhorado o comportamento térmico e acústico no interior dos edifícios do CLN.
Uma obra de manutenção que vem assegurar melhores condições de habitabilidade, promovida no âmbito da estratégia da IP de requalificação e modernização dos meios de prevenção e remoção do gelo e neve nas estradas.
Forte investimento no reforço de meios operacionais do Centro de Limpeza de Neve
O Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela (CLN) foi criado em 1971, situado a uma altitude de 1650 m, junto a estrada EN339, mais concretamente nos Piornos, sendo a localidade mais próxima as Penhas da Saúde.
Desde 2016 a Infraestruturas de Portugal já investiu cerca de um milhão de euros na aquisição de equipamentos, viaturas pesadas e silos de armazenamento de sal-gema, e na requalificação de edifícios de armazenamento e instalações de apoio, localizados na Serra da Estrela.
Renovação da frota de veículos de limpeza de neve
A IP recebeu no passado mês de dezembro um novo veículo Limpa-Neves, no valor de perto de 200 mil euros, reforçando a capacidade de resposta da empresa no trabalho de prevenção à formação de gelo e de remoção de neve na rede viária da Serra da Estrela.
A aquisição desta nova viatura pesada, insere-se no processo de renovação progressiva da frota iniciado em 2016, no sentido de substituir os veículos mais antigos e que acusam já um forte desgaste, obrigando por isso a avultados custos de manutenção.
Neste sentido, ao longo dos dois últimos anos, a IP investiu já cerca de 800 mil euros na modernização da sua frota de veículos pesados de limpeza de neve ao serviço no CLN.
Em dezembro de 2016 foi recebida uma Rotativa fresadora, um equipamento de extração de neve com grande capacidade de intervenção, com um custo de perto de 400 mil euros, que permite a limpeza da estrada mesmo nas condições mais adversas.
No inicio de 2017 foi entregue no CLN um veículo Limpa-Neves, representando um investimento de perto de 200 mil euros, uma viatura pesada equipada com uma lâmina basculante frontal de limpeza de neve e sistema espalhador de sal.
Viaturas novas, mais modernas, fiáveis e com maior capacidade de intervenção, permitindo à IP assegurar uma resposta mais eficiente às necessidades impostas pelos rigores do Inverno, na reposição das condições de segurança e circulação aos automobilistas que pretendem usufruir da neve no ponto mais alto de Portugal continental.
Atualmente o parque de máquinas e viaturas do CLN é constituído pelos seguintes equipamentos:
- Limpa-neves: 6
- Rotativas: 2
- Máquinas de apoio: 2
- Viatura de apoio: 3
Novos Silos de armazenamento de sal-gema asseguram maior eficiência operacional
Com o objetivo de reforço da capacidade operacional, foram adquiridos dois silos de armazenamento de sal-gema, capacidade de 60 toneladas cada, e instalados nos parques da IP localizados no Sabugueiro e na Guarda.
Representando um investimento conjunto de cerca de 50 mil euros, os novos silos de armazenamento de sal-gema, permitem diminuir significativamente o tempo de abastecimento dos veículos, reduzindo os tempos de resposta a situações de emergência e os custos operacionais, melhorando a eficiência na limpeza de neve e a disponibilidade das vias em serviço.
Estes dois novos silos complementam o também existente em Piornos.
O armazenamento dos produtos fundentes de gelo e neve distribuídos por diferentes locais, permite à Infraestruturas de Portugal ter uma maior, mais rápida e eficaz capacidade de atuação e resposta às necessidades de intervenção.
Só nas estradas desta região são aplicadas em média, 1.200 toneladas de sal-gema/ano, correspondendo a um custo de perto de 90 mil euros.
Aquisição de sal-gema para combate à formação de gelo e neve em 2018
Acresce aos investimentos anteriormente indicados, o valor despendido na aquisição e entrega de produtos fundentes de combate ao gelo e neve.
Em dezembro de 2017 foi lançado um concurso público, com um valor base de 208 mil euros, para a aquisição de produtos de combate ao gelo e neve, repartidas em dois lotes, e que ficarão armazenadas em armazéns da IP localizados nos distritos de Aveiro, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda e no Centro de Limpeza de Neve.
O espalhamento de sal-gema é a técnica mais utilizada pela infraestruturas de Portugal, no combate ao gelo e à neve. Este material é resultante de extração mineira, sendo o das minas de Loulé, único local de produção em Portugal, o que tem sido comumente utilizado ao longo dos últimos anos na prevenção e tratamento do gelo na estrada. Além do sal-gema é usado também o cloreto de cálcio. Trata-se de um produto que é apenas aplicado na Serra da Estrela em situações pontuais muito específicas, e com temperaturas extremas inferiores a 5º negativos.
Na época de inverno o trabalho no CLN é realizado 24h/dia nos sete dias da semana e vai desde a aplicação preventiva de sal-gema nas zonas onde previsivelmente se verificará a formação de gelo na via, à contínua circulação dos equipamentos limpa-neves com o objetivo de desimpedimento da estrada, ou no auxílio aos automobilistas que possam ter ficado retidos por uma repentina e forte alteração das condições climatéricas que provoque fortes dificuldades na circulação rodoviária.
É um trabalho realizado em total coordenação, envolvendo diversas entidades, desde as autarquias, forças de segurança aos empresários do turismo e comércio da região.
A decisão pelo corte e reabertura da estrada ao tráfego, é da competência da GNR e tomada com base no parecer técnico sobre as condições de circulação emitido pelo CLN.
A restrição do acesso é provocada pela conjugação de condições climatéricas adversas aliadas ao perfil e localização únicos das estradas da Serra da Estrela, sendo que a opção pelo corte de tráfego tem como único objetivo de assegurar a segurança de pessoas e bens.